Conheça os desafios

Gestão inteligente dos requisitos ambientais

O cumprimento dos requisitos ambientais é uma condição sine qua non para a continuidade com excelência da operação Adeste, que conta com mais de 1 mil colaboradores, distribuídos em 9 sites dentro e fora do país. No cenário atual, estamos em conformidade com as licenças municipais, estaduais e federais e condicionantes, relativas aos negócios de saúde, alimentos e nutrição animal. Por outro lado, a gestão e acompanhamento dos enquadramentos são feitos manualmente, o que demanda mais recursos da Adeste, diminuindo a eficiência operacional e também o dinamismo do processo frente às atualizações de exigências que possam existir. Atualmente a base de dados sobre aderência e datas de renovações estão em planilhas e relatórios para o controle da área de meio ambiente.

O que buscamos é um solução digital de gestão inteligente de requisitos ambientais, que através de indicadores com checagem em tempo real apresente a aderência da Adeste quanto aos requisitos ambientais. Ou seja, queremos que a ferramenta seja capaz de cruzar dados internos e descentralizados com fontes primárias e públicas das distintas esferas do governo, para um diagnóstico da situação atual. Além disso, também há a necessidade de que a ferramenta indique atualizações de normas ambientais aplicáveis aos negócios da companhia. 

A expectativa é que a solução apresente a análise através de dashboards com faróis de distintos níveis de risco segregados por requisito ambiental, e assim dispare preventivamente alertas sobre datas de vencimento de licenças e pontos sensíveis para cumpri-las por exemplo.

Trilhas de sucessão baseadas em estruturação e análise inteligente de competências

Desde 1.952 no mercado, a Adeste atua nos segmentos de saúde, alimentos e nutrição animal. Sua operação é responsabilidade dos mais de 1 mil colaboradores distribuídos entre os 9 sites da companhia. Por se tratar de uma grande corporação, o organograma é robusto e requer camadas estratégicas de liderança para assegurar seu pleno funcionamento em todas as unidades de negócio e diferentes frentes de atuação.

A fim de certificar que as pessoas estão ocupando hoje, funções coerentes com suas competências e que, paralelamente, há visibilidade para assumir posições futuras ainda mais desafiadoras, nosso time de RH trabalha manualmente diversas fontes internas de dados em diferentes formatos para traçar o perfil de cada um, avaliar a aderência frente às posições que ocupam e suas respectivas competências. Desta análise nascem indicações de pontos de desenvolvimento; pool de talentos e sucessão, porém fruto de situações e conhecimentos específicos do time de pessoas, concentrando a expertise em poucos e sem um método sistêmico.

fluxo manual acaba gerando um alto nível de esforço, não entrega um Mapa de Sucessão estruturado com métricas claras, não proporciona uma visibilidade clara de prontidão das pessoas para sucessão, tampouco uma definição das ações de desenvolvimento de pessoas para que se atinja um crescimento de carreira desenhado pela companhia em diversas trilhas potenciais. 

O que buscamos é uma solução digital que consuma nossos dados internos de perfil e competências de pessoas, que hoje estão pulverizados entre planilhasPDFs, plataformas (GupyUmanni, Mobiliza, LinkedIn), e faça uma análise inteligente através do cruzamento das competências esperadas por cargo vs. as competências capturadas de cada um. Através dessa checagem, a solução deverá recomendar uma trilha de desenvolvimento de sucessão customizadaindicar o nível de prontidão (readness) para sucessões e apontar outras possíveis posições que possam ter aderência com seu perfil.

Será considerado como diferencial soluções que tragam indicações de treinamentos e específicos, e que se integrem com o Success Factors”.

Integração do relacionamento com cliente b2b

“Cliente é a nossa paixão” — precisamos conhecê-lo melhor, compreender suas necessidades e atendê-lo de forma mais ágil e integrada.

Dirigida pela sua terceira geração e com 70 anos de história e gestão profissionalizada, a Adeste transforma produtos de origem natural em grandes negócios, oferecendo soluções inovadoras para os setores de saúde, alimentação e nutrição animal.  Pioneira no Brasil e referência no mercado em criar alternativas para o uso de produtos naturais, a empresa comercializa para mais de 40 países e segue em constante crescimento para triplicar seu tamanho até 2030.

Somos uma empresa majoritariamente B2B atuando nos setores de saúde, alimentos e nutrição animal. Diariamente, buscamos melhorar a experiência dos nossos clientes, colocá-los no centro das nossas decisões e construir um relacionamento mais sólido e duradouro. 

Durante a jornada do cliente entramos em contato com informações relevantes sobre necessidades, pontos de dor ou momentos de satisfação, no entanto, não coletamos estes dados de uma forma estruturada que nos permita utilizá-los da melhor forma.

Buscamos uma solução digital, similar a um CRM, que nos ajude a armazenar dados de clientes atuais e potenciais, assim como capturar, integrar e gerir as informações relacionadas com eles. Essa solução deve possibilitar o acesso ao histórico completo de dados, como pedidos, crédito, reclamações, desenvolvimento de produtos, e com isso, nos subsidiar na tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

Gestão inteligente da qualidade de compras de matéria-prima

Ao longo dos mais de 70 anos de história, a Adeste sempre presou pela excelência em seus produtos. Para garantir a melhor qualidade possível, dentro de um custo que garanta uma entrega de alto valor aos nossos clientes, avaliamos constantemente os nossos processos e as melhores matérias-primas disponíveis no mercado. A Adeste possui requisitos de qualidade bem estruturados e definidos, inclusive, apoiando o fornecedor na adequação da matéria-prima a ser fornecida para a companhia.

Para suportar a escolha assertiva dos melhores fornecedores de matéria-prima animal, nosso time de suprimentos mesmo que manualmente, busca e analisa dados compilados ao longo dos anos em diferentes planilhas para apoiar na tomada de decisão. Atualmente, os registros dos fornecedoresas características e rendimento de seus respectivos produtos estão armazenados de maneira descentralizada envolvendo as 9 plantas de produção da Adeste, o que aumenta a complexidade no processo decisório do melhor custo-benefício sobre cada insumo negociado.

Em vista disto, buscamos hoje uma ferramenta que possibilite a integração inteligente dos dados das matérias-primas utilizando as referências já estipuladas na Adeste para apontar quais são os melhores fornecedores a serem contratados. Queremos uma solução que possibilite o acesso à informação estruturada, atualizada diariamente e de qualidade por meio de dashboards de visualização com ranking de rendimento financeiro da matéria-prima animal fornecida.

A solução deve considerar parâmetros de análise específicostais como: tipo de matéria-prima, especificações da planta de produção, o rendimento gerado a partir da transformação em produto, entre outros, para apontar alertas automáticos de não conformidade. Por fim, teremos um apoio tecnológico na tomada de decisão do time de suprimentos a partir da visualização em tempo real das atualizações de desempenho das matérias-primas compradas e geração de relatórios analíticos. Será um diferencial as ferramentas que sugerirem uma régua de precificação de compras considerando os níveis de qualidade dos fornecedores.

Gestão inteligente de frotas e roteirização

A Adeste conta com 9 sites de produção, espalhados em 5 diferentes estados do Brasil e 1 no Paraguai. Trabalhamos para atender as demandas internas e externas com excelência, qualidade e rapidez, visando garantir 0 OTIF dos pedidos. Para isso, nossa estratégia logística é minuciosamente pensada por um time especialista, que por sua vez considera aspectos como tipo de carga, volume, distâncias, eficiência dos veículos (próprios e terceirizados), entre outros. Entretanto o processo é majoritariamente manual com uso de dados descentralizados nos distintos sites.

Hoje, a área responsável planeja a rota e acompanha as coletas juntos aos fornecedores por todo o país. Contudo, por se tratar de um processo não automatizado, as informações não estão disponíveis on-timediminuindo a eficiência operacional e a capacidade de tomada de decisões. O planejamento das rotas é feito carga a carga sem otimizar todo potencial de pedidos na carteira.

Buscamos uma solução digital que nos apoie com uma programação inteligente dos caminhões próprios e terceirosgeolocalização dos veículos para definição do trajeto e veículo a ser utilizado em determinada coleta que elabore a roteirização otimizada considerando as restrições inerentes à gestão logística de frota. Espera-se que esses KPIs logísticos sejam apresentados num dashboard centralizado possibilitando análises proativas, reduzindo prazo de entrega, maior previsibilidade de roteirização e redução de custos

Será um diferencial a solução que se integre ao SAP (módulo de gerenciamento de transporte).

Dossiê eletrônico de produção e controle de qualidade

Há anos promovendo o progresso dos setores de saúde, alimentos e nutrição animal, a Adeste endereça a sua visão de negócio, a qual abrange ‘ser referência no mercado’, através da responsabilidade com o desenvolvimento de produtos de qualidade. Por estar presente em diferentes frentes de atuação, diversas são as particularidades e especificações necessárias para garantir a conformidade ao longo da cadeia produtiva, que hoje atende requisitos internos, regulações nacionais e internacionais. 

No cenário atual, nosso time realiza manualmente o preenchimento de documentos físicos de averiguação das etapas produtivas (Dossiê de Produção e Roteiro Analítico), sendo um processo oneroso e pouco eficiente, visto que gasta-se muito tempo na compatibilização das informações e não há visibilidades dessas informações de forma imediataHoje, o método utilizado está sujeito a erros humanos e, por permitir a conciliação dos dados de Produção e de Controle de qualidade apenas ao final da cadeia gera retrabalho com correções reativas, além de custos de impressão e armazenamento de documentos em papel.

Portanto, buscamos uma solução digital que viabilize o dossiê eletrônico da cadeia produtiva, a qual deverá englobar, por exemplo, a checagem da Produção e Controle de Qualidade por meio do preenchimento digital de documentos já utilizados na Adeste. A solução permitirá maior rastreabilidade dos produtos fabricados e analisados e diminuição de não conformidades no processo.

É fundamental que a solução seja íntegra, atendendo ao CRF21 parte 11 [FDA], que permita a criação de diferentes níveis de acesso, sendo possível visualizar data, horário e responsáveis pelos registros e aprovações. Destaca-se que a solução deverá impedir o avanço das etapas se houver informações faltantes. Será um diferencial permitir o upload de anexos e integração com o SAP.